A corrente elétrica é um movimento orientado de partículas com carga elétrica. (nos metais - eletrões livres) (nas soluções iónicas - iões).
Para entenderes melhor recorda...
Constituição da Matéria
A matéria é constituída por átomos, que são muito, muito pequenos. Os átomos ainda são formados por partículas mais pequenas: os protões, com carga positiva, os neutrões, que não têm carga e os eletrões, com carga negativa.
Todos os átomos têm um núcleo, onde os protões e os neutrões estão muito juntos. Os eletrões movem-se à volta do núcleo,
- Nos átomos dos bons condutores sólidos - metais, ligas metálicas e grafite - os eletrões mais afastados do núcleo têm a possibilidade de se libertar, movendo-se desordenadamente no condutor: chamam-se eletrões livres.
- Quando um metal ou a grafite estão num circuito fechado, tendo uma extremidade ligada ao pólo positivo da pilha e a outra extremidade ligada ao pólo negativo, o movimento dos eletrões livres no condutor é orientado no sentido do terminal negativo para o terminal positivo.
- Nas soluções condutoras não há eletrões livres, mas há corpúsculos com carga elétrica que se podem mover livremente - os iões -, que podem ter carga positiva ou negativa.
- Quando uma solução condutora está num circuito elétrico fechado, os iões positivos, movem-se num sentido e os iões negativos movem-se em sentidos opostos.
Concluindo:
A corrente elétrica é um movimento orientado de partículas ou corpúsculos com carga elétrica:
- nos metais, nas ligas metálicas e na grafite, é um movimento orientado de eletrões livres;
- nas soluções condutoras, é um movimento orientado de iões positivos, num sentido, e iões negativos, em sentido oposto.
Sem comentários:
Enviar um comentário